As estantes de paletes desempenham um papel crítico na determinação de como será a aparência do seu armazem ou no aproveitamento máximo do espaço disponível no warehouse. Portanto, é muito importante que você seja muito seletivo sobre o tipo de porta-paletes que escolher para usar em seu armazém. Você precisa ser capaz de distinguir entre os tipos de estantes de paletes disponíveis e escolher a melhor delas de acordo com suas necessidades, se desejar acomodar vários tamanhos de material e necessidades de armazenamento.
Os dois designs básicos que você pode encontrar para estantes de paletes são:
Racks de paletes formados por rolo:
As estantes laminadas são uma opção econômica quando se trata de compará-las às estantes estruturais. Os racks laminados estão disponíveis em várias capacidades, desde braços leves a médios que variam de 300 a 1500 libras por braço e braços pesados a extra pesados com uma capacidade variando de 1500 a 3000 libras por braço.
Os racks laminados podem ser a melhor solução para economizar despesas, especialmente se forem materiais longos e leves, como tubos de plástico, que você está armazenando. Você não terá que se preocupar com a construção ou pedido excessivo, pois os sistemas de formas laminadas são mais leves do que os estruturais, então você pode pedir a quantidade que realmente precisa.
Esses tipos de racks são fabricados com chapas de metal para serviço pesado e costumam ser encontrados comorifícios para clipes em forma de lágrima. Também falando sobre a montagem do rack em forma de rolo, eles são mais fáceis e rápidos de instalar do que um rack estrutural, pois os materiais são leves e os braços geralmente são montados com um único pino de segurança contra 4 porcas e parafusos.
Eles são freqüentemente encontrados com orifícios de grampo em forma de lágrima comuns que são projetados para tornar a configuração mais fácil, permitindo fácil ajuste da altura do nível do feixe. Racks formados por rolo com abertura tipo ranhura também podem ser encontrados. Se o seu armazém ou loja de varejo mantém itens de diversos tamanhos, prateleiras de paletes versáteis são uma boa escolha.
Racks de paletes estruturais:
Os racks estruturais são feitos de materiais I-Beam (aço de flange largo) robustos e são projetados para aplicações de armazenamento de serviços médios e pesados. Um rack estrutural é o que você precisa quando está armazenando itens curtos, longos ou de formato estranho. As estantes de paletes estruturais são estantes mais pesadas que possuem travessas aparafusadas, o que as torna altamente duráveis e acomodam pesos maiores.
As estantes de paletes estruturais podem ser ideais para o seu armazém se você usar empilhadeiras e outros equipamentos grandes de movimentação. Como um ponto positivo, as estantes de paletes estruturais também podem ser usadas no armazém para apoiar os telhados das instalações.
Outras opções de rack de paletes disponíveis:
Conforme discutido anteriormente, as estantes de paletes são muito importantes para determinar o uso máximo do espaço disponível no depósito. Existem mais opções disponíveis para racks que você deve considerar conhecer.
Pallet Flow Racks:
Este tipo de porta paletes tem rodas de skate para serviço pesado ligeiramente inclinadas e gravidade que ajuda a mover paletes cheias. Esse tipo de rack é ideal para itens que são movidos com frequência ou em um pedido, como materiais ou coisas com data de validade. O método de carregamento de uma cremalheira de fluxo Pallet é de um lado e retirado do outro, que pode ser tão profundo quanto necessário, e a velocidade é controlada por freios instalados nela.
Racks de fluxo de caixas:
Neste tipo de porta-paletes ao remover a caixa da frente com uma leve inclinação para empurrar uma linha de caixas para a frente é usada. A fim de criar um sistema de recuperação rápido e eficiente, racks de paletes com fluxo de caixas podem ser usados com transportadores. Se você deseja escolher os pedidos pequenos, os racks flowracks de caixas são a melhor opção.
Racks de paletes drive-in e drive-through:
Se o seu armazém usa empilhadeiras para manobrar diretamente entre os paletes empilhados, as estantes de paletes Drive-In e Drive-Through são o tipo ideal de estantes. A diferença entre racks de paletes drive-in e drive-through é que os racks drive-in têm apenas um ponto de entrada que permite que os paletes carreguem e saiam do mesmo lado, uma vez que tem apenas um ponto de entrada, o que significa que o último palete será o primeiro a sair. Por outro lado, as estantes drive-through têm duas aberturas, o que significa que a primeira palete de um lado será também a primeira a sair do outro lado.
Racks pushback:
Esta categoria de rack usa carrinhos inclinados sobre trilhos e pode ter até 2 a 6 paletes de profundidade. A colocação e remoção dessas estantes são mais fáceis, pois os paletes se movem automaticamente com a ajuda da gravidade, o que significa que quando um palete é removido, os outros avançam por gravidade.
Escolher o porta-paletes certo para o seu armazém pode ser complicado e precisa de precisão. Portanto, os pontos mencionados acima podem ajudá-lo de várias maneiras para acertar sua decisão. Se você ainda não consegue decidir por si mesmo qual estante de paletes escolher, então é altamente recomendável consultar um especialista em estantes de paletes.