Telemetria: O que você precisa saber e como ela pode te ajudar na gestão de frotas

A telemetria é um sistema que utiliza a comunicação por ondas de rádio ou via satélite para enviar comandos, rastrear e monitorar aparelhos distantes. Ela pode ser utilizada em setores como agricultura, monitoramento de energia e na gestão de frotas.

Ela é capaz de capturar informações de objetos parados ou em constante movimento, o que auxilia no gerenciamento de frotas de veículos em uma empresa. O sistema avançado permite que dados de veículos em locais remotos sejam transmitidos para uma central de controle.

Por hora, um automóvel é capaz de gerar e disponibilizar cerca de 25 gb de informações para coleta, de acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company.

Com os dados em mãos, o gestor consegue identificar novas estratégias para a otimização do negócio.

Saiba mais sobre esse tema a partir da leitura do artigo abaixo.

Vantagens da Telemetria

Redução de custos

Com a telemetria é possível acompanhar as rotas dos condutores e obter informações sobre o funcionamento dos veículos. Dessa forma, novas estratégias podem ser analisadas para diminuir os custos de uma frota.

Fatores como: a necessidade de manutenções periódicas, condições adversas de veículos, rotas mais rápidas e seguras e o desempenho de motoristas, podem ser avaliadas através da telemetria, proporcionando ajustes na melhoria de gastos.

Mais segurança

A segurança no trânsito é um dos principais pontos quando se pensa em gestão de frotas, portanto, o sistema de monitoramento possui características que garantem uma segurança maior aos motoristas.

Ao ultrapassar a velocidade máxima permitida em uma via, por exemplo, o sistema emite um alerta à central de monitoramento de frotas, evitando dessa forma, infrações de trânsito.

Outro ponto, é que a possibilidade de acompanhar a trajetória de um condutor em tempo real fornece a chance de impedir acidentes de trânsito. Sem contar que a localização ativa facilita o rastreamento de um veículo em casos de roubo ou assalto.

Em tempo real

Uma das funções do sistema de telemetria é informar o tempo de direção realizado por um condutor. Com essa informação, o gestor pode orientar um motorista a finalizar um longo período de trabalho, reduzindo o acúmulo de horas e não prejudicando a saúde do funcionário.

Além disso, ao acompanhar trajetos em tempo real, a gestão se torna mais precisa, podendo prever situações e melhorar o desempenho de veículos e da equipe.

Gestão prática

O sistema de telemetria veicular disponibiliza relatórios informativos sobre motoristas e frotas de maneira separada, sendo assim, falhas e melhorias são identificadas mais rápido e de forma mais definida.

A ferramenta também possui indicadores que informam sobre a necessidade de manutenção de veículos, tornando o planejamento muito mais ágil e eficiente.

Como funciona a telemetria?

O sistema de telemetria deve ser instalado em um veículo para captar as informações referente à sua operação. A comunicação ocorre através de ondas de rádio ou via satélite.

O equipamento coleta dados de velocidade, torque, dados referentes ao motor, como: RPM, temperatura, pressão de ignição, e ainda informações sobre o veículo em geral, combustível, água, óleo e temperatura do freio.

Ao capturar esses dados, o sistema os transmite para a central de monitoramento, onde o gestor tem acesso a relatórios detalhados.

Contudo, existem duas maneiras de capturar os dados de um veículo através da telemetria:

Telemetria veicular analógica

Ocorre quando são instalados diversos sensores em um veículo e medem cada parâmetro separadamente, sendo que o acompanhamento dos dados deve ser feito sensor a sensor.

Por exemplo, se você quiser analisar o RPM de um veículo, é necessária a instalação de um sensor que faça o cálculo no contagiro.

Já para ler o odômetro, é exigido um novo sensor na frota, que fará somente a função especificada.

Apesar de ser um sistema que exige a instalação de diversos sensores, além de calibração periódica entre 3 a 6 meses, a telemetria analógica é bastante compatível com diversos modelos de veículos, inclusive com os mais antigos.

Telemetria veicular digital

Nesse caso, a instalação de sensores é realizada pelo próprio fabricante do veículo. Sendo somente necessário colocar um dispositivo para leitura de rede.

Com uma central eletrônica, as informações navegam através da rede e ficam disponíveis em um computador de bordo, que permite ver tudo o que está acontecendo no veículo.

A vantagem desse sistema é que ele é muito mais preciso e detém uma maior variedade de informações.

Conclusão

Descobriu por que a telemetria pode ser a melhor opção para a sua gestão de frotas?

Ela é uma tecnologia de alta performance, capaz de diminuir despesas, reforçar a segurança e deixar os processos da empresa muito mais ágeis e eficientes.

Seja através de sensores individuais da técnica analógica ou com um computador de bordo pela telemetria digital, o importante é que a sua gestão estará muito bem equipada, com o melhor do mercado.

Por isso, busque uma equipe qualificada e o sistema que mais combina com os seus objetivos e com a sua frota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *