Mesmo que o dano não seja sério, os paletes danificados são um dos maiores aborrecimentos – e maiores obstáculos à produtividade – que um armazém pode enfrentar.
Acima e além do risco óbvio de produtos danificados, os paletes danificados podem levar tempo para consertar, causando perda de tempo e produtividade, e o risco de perda ou perda de mercadorias nesse meio tempo.
E embora não demore muito para consertar um porta palete danificado quando localizado, pode ser um pouco mais complicado descobrir exatamente o que causou o dano em primeiro lugar. Embora as causas possam ser inúmeras, geralmente há alguns culpados infalíveis para verificar se há estantes de paletes danificados – e o que você pode fazer para evitar que esses danos continuem!
Causas comuns de danos a paletes
Uso impróprio de empilhadeira
Uma das causas mais frequentes de paletes danificadas é o uso indevido de empilhadeiras. Uma série de fatores podem contribuir para isso – falta de treinamento adequado, ambientes que não são propícios para o uso seguro da empilhadeira (detritos no chão, corredores estreitos que proíbem o movimento) ou até mesmo prateleiras de paletes que não são definidas uniformemente, levando a dificuldade em recuperação ou colocação de paletes. Trabalhe com sua equipe para identificar quaisquer obstáculos potenciais que eles possam enfrentar, literal ou figurativamente, e ajude a manter sua equipe na mesma página em termos de treinamento.
Falta de proteções de segurança nas prateleiras de paletes
Colocar os itens com segurança é apenas metade da batalha quando se trata de evitar danos – o design dos racks em si também pode entrar em jogo. Parafusos soltos, produtos pendentes e racks montados incorretamente podem representar um risco à segurança de seus produtos – e talvez mais importante, de seus trabalhadores. Reveja as estantes de paletes para se certificar de que está usando as proteções de segurança das estantes de paletes para evitar que seus produtos pendam (ou caiam) da borda e verifique as verticais das estantes para se certificar de que tudo está devidamente montado e preso.
Atrito de armazenamento
O movimento dos paletes pode ser a principal fonte de desgaste, mesmo que o próprio palete não precise ir muito longe. Empurrar ao longo do solo, esbarrar em outros paletes ao ser colocado, até mesmo balançar para frente e para trás em um caminhão ou empilhadeira pode causar desgaste nos paletes. Revise seus processos de manuseio e veja se há alguma fonte de atrito – literal e figurativamente – que pode estar causando a necessidade de substituir seus paletes antecipadamente.
Idade e clima
Às vezes, não importa o quão gentil você seja com seus paletes, você não consegue parar os efeitos do tempo. Mesmo os paletes usados mais confiáveis ficam expostos a um manuseio difícil, cargas pesadas e os elementos ao longo do tempo, e isso pode começar a afetar a qualidade de seus paletes individuais.